11 coisas que você precisa fazer com urgência em sua vida.

 

  1. Seja prioridade – falo incansavelmente, você deve ser a pessoa mais importante na sua vida, cuide de você, de suas necessidades, dos seus problemas, se dê tempo, atenção, carinho e amor. Quando faz isso consigo mesmo os outros também irão fazer. Cuide de seus interesses, dos seus problemas antes de se colocar disponível para as outras pessoas. Somente dê aos outros o seu tempo, amor, carinho, coisas materiais a medida que receber, faça troca, não doações.

  2. Elogie-se e aceite elogios – sabe aquela mania de se criticar por tudo o que você faz e pelo que você não faz? Pare com ela, este hábito só te faz mal. Algumas pessoas fazem isso para se proteger da crítica do outro, assim, antes que os outros o critiquem, o fazem primeiro, pois fica menos dolorido. Neste caso, a autoestima está tão baixa que todos os seus comportamentos são considerados errados, falhos ou insuficientes. Perceba que o problema não está no que você fez, mas na forma como o comportamento é visto, a lente usada não está cumprindo seu papel corretamente. Comece a exercitar a atenção seletiva para suas boas qualidades, quando alguém te elogiar, simplesmente agradeça e coloque o elogio na sua lista de qualidades.

  3. Enfrente seus problemas e os resolva – existem alguns problemas que por não serem urgentes vamos postergando, adiando e deixando para depois, porém, carregá-los vai se tornando um peso e para adiá-los, gasta-se grande parte da energia que poderia ser empregada em tarefas mais prazerosas. Esta ruminação, cansa! Assim, o melhor a fazer é assumir que existe um problema e decidir eliminá-lo! Se for algo que você consegue resolver de uma vez apenas marque um dia e o faça, se não for, faça um planejamento e inicie a primeira etapa. O sofrimento fica mais ameno quando tem data para terminar.

  4. Não minta para você mesmo - conheça-se, reconheça-se e assuma a sua realidade para poder agir sobre ela e superar as dificuldades. Será muito mais fácil para você e para os outros, pois será muito melhor aceita por si mesmo e pelas pessoas que te são importantes. Será surpreendente descobrir que você buscava isso há muito tempo e não sabia, que o vazio que você sentia era falta de sua presença. Será surpreendente saber que muitas pessoas esperavam por isso, pois percebiam sua forma artificial de ser. Se sua dificuldade em se reconhecer for motivada por traumas, problemas, dificuldades na sua história de vida, no passado ou no presente, procure ajuda, um tratamento psicológico, vai te fazer bem.

    • Não se compare com outras pessoas - e muito menos tenha inveja da felicidade e sucesso delas, por vários motivos:

    • O que você vê é só a faixada, a história, o processo de chegada ao sucesso, as outras áreas da vida, podem ter problemas, vivemos num mundo imperfeito.

    • Existem pessoas felizes, mas nem tudo é perfeito, pessoas felizes tem problemas, e precisam ter, para que os momentos felizes sejam valorizados;

    • O caminho de chegada ao sucesso não é fácil, para chegar até ele as pessoas precisaram passar por situações inimagináveis, dificuldades, privações, esforços;

    • Ao se comparar com outra pessoa você enxerga apenas o que te falta, o que pode nem ser motivo para a felicidade da pessoa comparada. Esta pessoa pode também ser infeliz por não possuir algo que você tem em abundância, assim, seja feliz com o que você tem e batalhe pelo o que você não tem, mas antes, analise se realmente vale a pena. O trabalho de um Psicoterapeuta irá ajudá-lo a identificar e discernir o melhor para você. 

  5. Não se faça de vítima da vida – dizer que umas pessoas têm sorte outras não é desculpa para continuar acomodada. Ficar parada pode até ser bom, mas não te levará a lugar nenhum, então, ao invés de gastar energia reclamando use-a para fazer algo para seu crescimento. Aproveite que atualmente, através da internet, você pode ter acesso a programas de emagrecimento, de exercícios, à profissionais de saúde, pode melhorar seu currículo com cursos de idiomas, cursos profissionalizantes grátis, pode procurar emprego, estágios. Seja humilde e comece pelo começo, pelos degraus mais baixos é assim que se cresce. Nunca se esqueça que ao se considerar vítima do sistema, dos seus pais, da educação, você estará se colocando em posição de não responsável pela sua vida, seus objetivos e pela solução que os problemas da sua história lhe causaram. O que proponho é que você tome o controle de sua vida a partir de hoje e que daqui para a frente, tome a decisão de fazer uma grande mudança, independente do que aconteceu ou de quem seja o culpado.

  6. Pare de encontrar defeito em tudo! Pare de reclamar! Use sua habilidade de perceber as coisas para enxergar a beleza da vida, do mundo, das pessoas, de tudo. Desafie-se a passar um dia sem reclamar, você irá se surpreender! É desagradável ter a companhia de uma pessoa que só reclama, suga as boas energias! Ver o mundo e as coisas de forma negativa é uma escolha, uma escolha ruim, você pode mudar isso, é só decidir modificar sua forma de enxergar o mundo e tudo ficará mais colorido. Exige esforço e persistência, mas o resultado na sua vida, na saúde, na aparência será visível! Tente fazer isso, inicialmente não será fácil, o hábito antigo da negatividade vai querer invadir a vontade recente de ver as coisas de forma positiva.

  7. Seja direta e preserve-se – algumas pessoas, principalmente os que tem autoestima baixa, acham que DEVEM explicações de sua vida para todo mundo. Isso não é verdade! Não fique se explicando para os outros, você só perde tempo e cria motivo para desconfiança. A vida é sua e você conhece as suas prioridades, necessidades e problemas, ninguém tem o direito de te julgar ou punir por você ser o que precisa ser ou fazer o que precisa fazer.

  8. Comunique-se claramente –  transmita sua mensagem diretamente, fale o que precisa ser dito, peça, diga não, quando não quiser e sim quando quiser, comunique-se! Parece obvio, mas recebo no consultório inúmeros problemas originados pela falta de clareza na comunicação, por exemplo: uma pessoa que manda o namorado ir embora de sua casa, mas com a intensão de que ele não vá, que ele volte e insista em ficar com ela. Se ele vai embora, ela fica mal reclamando e dizendo que ele não a amava. Compreenderam? Ela o mandou ir embora, ele foi! Esta foi a mensagem, ela foi compreendida e atendida!

  9. Não imagine que a outra pessoa deveria saber ou que todo mundo sabe determinadas informações, fale! -- Priorize a comunicação por palavras, não por interpretações ou gestos, as interpretações são perigosas e podem falar coisas totalmente diferentes da mensagem que você queria passar. Isso diminuirá a maioria dos problemas de relacionamento.

  10. Pare de fazer as mesmas coisas sempre e repetidamente -  muita gente se diz cansado da situação que vive, mas que insiste em fazer a mesma coisa e exige resultados diferentes!  Pare um pouco, distancie-se da situação, respire, olhe como se fosse outra pessoa e pense como você o aconselharia que fizesse. Peça opinião de uma pessoa confiável, ouça e coloque em prática. Nestas situações a pessoa fica como obsessiva compulsiva, não conseguindo parar ou ter um juízo crítico de seus atos. Se conseguir olhar com um certo distanciamento, será muito bom e saudável, se conseguir acatar a ajuda de um amigo, será melhor ainda. Se nenhuma dessas duas opções forem eficientes procure ajuda profissional, um psicólogo o ajudará a reorganizar sua vida, mas faça isso com urgência!

  11. Foque nos seus objetivos – pare de se preocupar, preocupação não resolve os problemas! Apenas gasta suas boas energias. Concentre-se nos seus objetivos, trabalhe por eles, os problemas existem para serem resolvidos, assim os que depender de seus esforços resolva o mais rápido possível, o que não depender de você confie, espere e não se preocupe que no tempo certo será resolvido.

 

Caso não consiga fazer algo por você, mesmo depois de muitas tentativas, procure um psicólogo! A melhor maneira de se ajudar é a psicoterapia, na Terapia Comportamental Cognitiva existem técnicas para trabalhar com esquemas cognitivos muito eficazes para casos como esses que possuem “raízes” bem profundas, geralmente na infância ou adolescência.

Agende sua consulta com a Psicóloga e Coach Celma Maciel 

  1. Seja prioridade - você deve ser a pessoa mais importante na sua vida.

  2. Elogie-se e aceite elogios.

  3. Enfrente seus problemas e os resolva. Assumir que existe problema e decida eliminá-lo!

  4. Não minta para você mesmo , seja verdadeiro consigo.

  5. Não se compare com outras pessoas - você é única!

  6. Não se faça de vítima da vida - você é  responsável pela sua vida, seus objetivos e pela solução que os problemas da sua história lhe causaram.

  7. Pare de encontrar defeito em tudo! Pare de reclamar!

  8. Seja direta e preserve-se. Você não deve explicações de sua vida para ninguém.

  9. Comunique- se claramente , transmita sua mensagem diretamente, fale o que precisa ser dito.

  10. Pare de fazer as mesmas coisas sempre e repetidamente para ter resultados diferentes!

  11. Concentre-se nos seus objetivos, trabalhe por eles, os problemas existem para serem resolvidos.

 

11 coisas que você precisa fazer

urgente em sua vida.

Psicóloga e Coach Celma Maciel

www.celmamaciel.com

© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.