Disciplina Para Crianças

Menores de 3 Anos.

 
Uma  atenciosa mamãe me perguntou sobre a Cadeira do Pensamento, como castigo,  da forma em que coloquei no artigo " Como Ter filhos Obedientes Com Alegria e Muito Amor" é adequada para crianças menores de 2 anos, a resposta é "Não", é negativa pois nesta fase a criança ainda não tem pensamento abstrato e ainda está começando a perceber o outro. A cadeirinha do pensamento poderá ser utilizada a partir de 3 anos,  por 1 minuto, aumentando 1 minuto por ano (  4 anos – 2 minutos, 5 anos – 3 minutos).

 

A forma de disciplinar seu filho deve ser diferente a cada estágio da vida. A forma como se pune uma criança de sete anos não pode ser usada com crianças de 2 anos ou menores que esta  idade. 

Aos  18 meses, os bebês começam a atender aos pedidos dos pais, solicitações como pedir para  a criança abrir a boquinha, eles abrem, quando pedirem parar de bater no amiguinho, param de bater, sentar para comer, dar a mão para andar, etc.

 A partir de um ano e meio eles já estão maduros o suficiente para receber as orientações básicas de disciplina. Ter disciplina nessa etapa é fundamental para seu futuro, pois nesta idade forma-se a base da educação da criança, e o que eles aprendem nesta fase, levarão para toda a vida. Lembre-se que seu papel como pai ou mãe é de orientar o melhor caminho para que ele siga.

  

Mas, como fazer isso?

Quando seu filho fizer algo que não deve ser feito, diga a ele de forma simples, clara, bondosa e firme o que não deve ser feito. Lembrando que o tom de voz deve ser baixo e audível. Fale exatamente o que você quer que seja feito. Não precisa gritar ou falar de forma brava, pois assim você está duvidando da inteligência e capacidade do seu filho de compreensão e até de audição. Com gritos a criança aprende também a gritar, pois ela aprende por imitação e poderá aprender que só deverá atender o seu pedido depois dos gritos.

É interessante associar o gestual não, dedo e cabeça movimentando à direita e esquerda. Uma outa atitude válida é tirar a criança do local, caso ela não obedeça ou se o local ofereça perigo. Pois quando você não puder falar, com o gesto ele já saberá o que os pais solicitam.

Oriento aos pais que para qualquer idade não usem sermões ao falarem com seus filhos, fale de forma breve e fixe o que foi dito pela repetição no momento necessário, também se deve repetir sem necessidade. O momento necessário, o certo para ensinar, é o que a criança precisa ser disciplinada, quando ela faz algo que não deveria ser feito.

Para os pais que preferem evitar o uso da palavra "Não", use expressões como: " Filho, isso pode te machucar", "Isso pode ser perigoso", "Tire a mão deste vaso", por exemplo.

Em todas as idades a criança deve aprender e reconhecer que os pais são as autoridades do lar e que são os pais que direcionam e não as crianças.

Psicóloga e Coach Celma Maciel 

© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.