​Veja Como é fácil demonstrar

amor e autoridade para seu filho.

Parte II

Uma forma muito eficiente para os pais mostrarem a autoridade de forma comedida e com a participação de seus filhos é a elaboração da agenda diária.

Para a implantação faça uma reunião e fale com voz firme, confiante e calma como será o funcionamento da casa a partir daquele dia. Avise que não irá ficar cobrando, mas cumprimento terá recompensa.

Esta agenda deve ser discutida item a item com os filhos, mas mostrando que é sua como mãe/pai a direção e controle da situação. Já aconteceu de em um período de intenso trabalho devido ao término de implantação de projeto, momento em que precisávamos, eu e meus filhos, do tempo juntos para realização de outas atividades, em que para adiantar, digitei e imprimi a agenda, com base na anterior e deixei para que fosse revisada pelos meus filhos, assim o tempo de discussão foi menor e dedicamos mais tempo para brincar, conversar e trocar carinho. Fazer desta forma, ajuda mostrar que é responsabilidade sua direcionar seus filhos, mas que eles também participam decisões quando a vida deles está envolvida. Assim fazendo, a criança ou adolescente, se torna mais participativo, já que ela não terá objeção por algo que ela criou, participou e esteve envolvida.

O relacionamento entre pais e filhos deve ser sempre bem próximo, deve haver conversas e não apenas cobranças das obrigações. Pergunte para os filhos como foi na escola hoje? O que aconteceu de interessante? Quais as aulas tiveram? O que aprendeu de diferente? O que fez no intervalo? Brincou de quê? Com quais amigos? Estas são boas formas de se iniciar um gostoso diálogo. Crianças que percebem o interesse dos pais sobre sua vida, tem melhores desempenho nas atividades acadêmicas e melhores relacionamentos interpessoais.

É importante inicialmente, reforçar esta atividade na criança oferecendo um privilégio se ela cumprir integralmente os horários e atividades. Organizem um passeio no Parque para um piquenique ou para andar de bicicleta, soltar pipa, faça algo diferente em família, ir ao planetário, ao cinema, faça algo barato financeiramente e que promova a união familiar.

É bom dizer que algumas vezes, por motivos diversos, as atividades poderão sofrer atrasos, se isto não for frequente, uma vez ou outra pode ser normal. Observe se o tempo é suficiente para a realização das tarefas e se elas estão sendo executadas com qualidade.

Um exemplo: A criança não está conseguindo terminar a tarefa de casa no tempo certo, se isto se repetir bastante, observe:

  •  O conteúdo da  tarefa;

  •  O domínio de seu filho sobre a matéria, se está com dificuldade;

  •  Se ele está se distraindo muito;

  •  Se a TV ou game está ligado;

  •  Se ele tem algum brinquedo com ele;

  •  O local onde ele faz tarefas, se passa muita gente, barulho, visão da rua, parque, etc.

Meu filho, de 10 anos, estava apresentando dificuldade na conclusão das tarefas. Ao observar, percebi que ele demorava para começar e se distraia muito. Conversei com ele avisando que eu não iria mais chamá-lo para fazer as atividades, pois ele é muito responsável e sabe a hora de começar, também disse que não gostaria que fosse com deveres incompletos para a escola e que se por algum motivo que citei acima ele não terminasse eu não iria justificar para a professora. Elogiei sua inteligência e dedicação no início e no final da conversa, repeti que o amo muito e que o estou orientando para a vida. Falo baixo, firme e com carinho, de forma bem objetiva, sem sermão demorado, a conversa dura no máximo 2 minutos.

 

Vamos à  Agenda:

Este é um exemplo de agenda para criança que estuda no período da tarde. Nos campos de cada dia da semana você deverá colar um adesivo de estrelinha ou smile, para reforçar o comportamento da criança e para mostrar que você monitora. No final veja com seu filho o resultado dos esforços dele durante a semana e faça "festa" dê beijos, abraços, carinho e palavras de admiração e reconhecimento. 

Agenda

  

Não esqueça de imprimi-la e colá-la em local de grande visibilidade como quarto do seu filho ou cozinha.

A esta lista acrescenta-se hora para tirar dúvidas ou pedir orientação sobre tarefas de casa.

Para as atividades domésticas deve-se ter uma planilha a parte para descrever  as atribuições de cada membro da família conforme sua capacidade e habilidades, se alguma atividade não for do apreciada por vários membros da família, deve-se propor o revezamento.

Quando os filhos possuem atividades extracurriculares ou prática de esportes, estas devem entrar na agenda, se for apenas alguns dias na semana deve-se fazer uma observação no horário da atividade ou confeccionar outra planilha.

A implantação desta agenda de atividades é importante para orientação da criança, organização do dia e para que os pais não precisem ficar repetindo e mandando o dia inteiro, também para que as crianças cresçam organizadas e sabendo aproveitar o tempo empregando-o de forma proveitosa em lazer e trabalho.

Os pais irão apenas monitorar e mostrar que é sério e importante para o bom andamento da ordem da casa e do relacionamento entre os familiares que estas sejam cumpridas com muito zelo.

Lembro e enfatizo que a recompensa somente se a criança merecer, ou seja, se cumpriu a agenda durante toda a semana. O passeio poderá ser feito na primeira semana de sucesso, depois na próxima quinzena de sucesso, depois após o primeiro mês inteiro de sucesso.

Esta técnica presenteia a família com muita paz e amor e tranquilidade, pois você papai e mamãe não precisará se estressar e estressar seu filho com cobranças ou mandando e relembrando o tempo todo cada atividade que precisa ser feita. Se bem orientado e preparado em uma reunião para implantação, será bem mais fácil. 

 

"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente pelas águas tranquilas." 
Salmos 23:2

 

Grande Abraço

Psicóloga Celma Maciel

Rev 01

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

Redes Sociais:

© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.