Filhos, Dividir ou não o mesmo quarto?

Quatro Motivos para as Crianças

Dividirem o Mesmo Espaço.


Existem situações que são aconselháveis que as crianças durmam no mesmo quarto. Lembrando que esta decisão deve ser de quem vai dividir. 
 

  1. Quando uma delas tem medo de escuro ou de coisas da noite e se sente mais segura em companhia do irmão. Se o medo se for paralisante ou gerador de angústia que atrapalham a vida e desenvolvimento normal da criança, deve ser investigado por um profissional, um psicólogo. As ansiedades podem ser bastantes prejudiciais ao desenvolvimento psicológico saudável da criança. A segurança é responsabilidade dos adultos e não de outra criança. Como a ansiedade e a insônia, a insegurança sem motivos concretos deve ser estudada para que se conheça a verdadeira origem. A Psicoterapia Comportamental Cognitiva possui técnicas eficiente para manejo da Ansiedade. 

  2. Casos de insônia por ansiedade ou não, em que a criança sinta mais tranquila junto com a outra. Os sintomas de insônia devem ser estudados para excluir causas orgânicas.

  3.  Antes de qualquer decisão de colocar o irmão no quarto do outro, é muito importante saber, sem manipulação ou chantagem emocional se o irmão que vai ceder o espaço, concorda em dividir seu quarto.

  4. Quando existe falta de espaço na casa, o que é muito comum em apartamentos, como disse acima a opção de colocar divisórias, biombos, paredes de Drywall, isso para preservar a intimidade e individualidade dos filhos principalmente dos maiores, dos adolescentes e/ou pré-adolescentes ou em caso de diferença de gênero ou de idade.

 

Você fala no e-mail que gostaria de deixar seu terceiro quarto para os brinquedos para organizar melhor a baguncinha de seus filhos, sei como é difícil organizar a baguncinha de um só filho, sei também o quanto é difícil arrumar a de dois! Mas, para isso, use técnicas de organização e ensine a seus filhos desde pequenos, será bem mais fácil, pois dois filhos pequenos nos dá tarefas para o dia e noite inteiros. Nós pais, queremos transmitir para nossos filhos as boas experiências que tivemos e em muitos casos quando os pais tiveram um bom relacionamento com os irmãos que dormiam no mesmo quarto, querem que seus filhos também o tenham. Então analise os fatos, para uma boa decisão.

Quanto as visitas, quando vierem, coloque os dois no mesmo quarto e reveze, uma vez ficam no quarto de um outra vez no do outro, se forem demorar muito, os visitantes podem dormir na sala.  Visitas são esporádicas, quem mora na casa tem a prioridade do conforto.

Depois me conta o que foi decidido!

Um grande abraço!

Psicóloga e Coach Celma Maciel 

Conheça o Programa Treinamento de Pais, são em média 16 sessões, individuais ou em grupo, que tem o objetivo de orientar você papai e mamãe a ter relacionamentos saudáveis em família e um melhor direcionamento dos filhos para um futuro com mais chance de sucesso e felicidade.

© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.