Menina Troca de Roupas

Várias Vezes ao Dia, 

Como Lidar com Isso?


"Minha sobrinha troca de roupa várias vezes ao dia, sem necessidade.  Ela quer controlar  tudo, inclusive roupa que a mãe vai usar. O que podemos fazer para melhorar este comportamento? Você pode nos orientar?"

 
Nesta idade as crianças querem testar seus limites para perceberem quem realmente tem o poder na casa. Precisamos, como pais, mostrar que a tarefa de orientar é nossa e não da criança, como já disse em outros artigos, as crianças vão tentar ter o controle, mas elas não têm repertório comportamental para controlar uma família, um adulto, ela vai se sentir insegura e perdida, pois não vai saber o que fazer. O pai de a Mãe da criança que já tem mais idade e maior experiência de vida devem mostrar o controle e assim dar segurança e orientação aos filhos, pois é isso que eles querem e é disso que eles precisam.

Porém, é importante observar se existe algo na vida da criança que a levou a este comportamento. Eventos como mudanças que ocorreram, ou que estão ocorrendo, podem tê-la deixado insegura e para tentar retomar o controle da situação,  este comportamento foi adquirido e mantido. Mudanças como: de escola, cidade, casa, de babá, empregada, namorado da mãe, alguém da família faleceu ou ficou doente, ou algo na rotina: existe muita cobrança, o dia está cheio de atividades e ela está estressada? Tudo isso pode estimular a instalação de comportamentos como os que ela está exibindo.

Se aconteceram fatos semelhantes aos citados acima na vida da criança e ela apresenta quadros de ansiedade, seria interessante procurar um psicólogo   para um cuidado e orientação mais específica para o caso. Caso haja muita cobrança, é importante tentar amenizá-las colocando em ação o painel de rotinas para crianças, pois assim, ela terá o controle das suas atividades diárias. O Painel de rotinas é essencial na vida das crianças, pois tendo a previsão das atividades, a criança e a família ficará mais tranquila e as cobranças para execução das atividades não precisarão existir, veja artigo Como Ter Autoridade com Amor .

A mamãe terá que definir as expectativas e limites como:

  1. Combinar que ela irá trocar de roupas apenas 3 vezes por dia, isso deve ser colocado na rotina;

  2. Colocar uma troca de roupa de manhã (colocar uniforme);

  3. Outra troca depois de chegar da escola (vestir roupa de ficar em casa a tarde, que ela pode escolher)

  4. Mais uma troca de roupas depois do banho antes de dormir (tirar roupa da tarde e colocar pijama ou roupa de dormir, ela poderá escolher uma confortável).

  5. Deverá ter uma conversa com a filha, na qual explicará claramente as regras,  o que espera que sua filha e precisará acompanhar o cumprimento ou não do que foi acordado.

  6. Deverá também definir quais são as consequências se não cumprir o que foi definido e que será recompensada com um adesivo ou outra coisa, se se comportar conforme o esperado.

  7. As regras deverão ser obedecidas com a presença ou não da mãe em casa.

  8. A roupa usada deverá ter um local para ser deixada, gaveta, cesto, máquina de lavar roupas.

É importante criar um gráfico grande e divertido, ela ainda não aprendeu a ler, então cole figuras divertidas que representem as atividades do momento. Na frente da atividade e a cada dia, colocar o adesivo de carinha feliz, para atividades feita de forma satisfatória, carinha com meio sorriso para atividades que ela esqueceu que chorou, que precisou mandar para ser cumprida e carinha triste para as não cumpridas. Não deve ser dado adesivo desmerecido.

Inicialmente vai ser uma difícil tarefa, pois ela vai querer e tentar continuar com o comportamento anterior. A mãe deverá que ser persistente, e não desistir.  Antes de sair de casa a mãe deverá explicar a sua filha onde  está indo e qual o comportamento que  espera dela enquanto estiver fora. Quando chegar em casa de volta o bom comportamento deverá ser recompensado (com o adesivo e muito carinho, beijos e atenção) ou seguir com as consequências, que a mãe configurou antes de sair, se ela não se comportar conforme combinado. 


O segredo do sucesso da operação é a comunicação clara com sua filha e a persistência.

A mamãe precisa reservar um tempo para brincar, conversar sobre o dia com a filha,

faça pelo menos uma refeição em família, onde cada um tem a oportunidade de contar

sobre seu dia.

Uma dica é comprar uma boneca tipo Barbie e várias roupinhas para que ela brinque

de trocar roupas, assim mostrará que da boneca ela pode ter o controle, da mamãe não.

Pais e mamães, vocês são o exemplo para seu filho e vocês devem  ensinar a eles sobre o melhor caminho e melhores escolhas a fazer. Deixe sempre claro para seu filho, que em todos os lugares existem hierarquia, e na família, na instância superior estão os pais. Diga que Papai do Céu deixou para os pais a responsabilidade de cuidar e orientar os filhos e assim deve ser, não ao contrário. Lembre sempre de suas responsabilidades e as assuma! Seu filho necessita disso para ser uma pessoa de sucesso no futuro, é isso que você quer, não é?

Um abraço carinhoso,

Psicóloga e Coach Celma Maciel 

© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.