Por Que Seu Filho Precisa Dormir Sozinho?

Por que não é recomendável dormir com as crianças?

A criança pode começar a ter fantasias sexuais relacionadas aos pais. Isto pode produzir um excesso de excitação que prejudica o desenvolvimento dos impulsos normais da criança. 
Eles podem apresentar dificuldade em aceitar limites na vida cotidiana, já que invadem o espaço que deveria ser exclusivo para a intimidade dos pais e não são impedidos. Isso dificulta o desenvolvimento saudável, o potencial de crescimento e independência. 
Atrapalha a privacidade do casal e a autonomia das crianças, elas ficam mais dependentes.
A falta de sono tranquilo deixará a criança mais irritada e poderá influenciar no ritmo de aprendizado, alimentação e desenvolvimento da criança.
 
Meu filho dorme comigo, e agora, o que eu faço? 

 

Tornar a decisão para mudar esta situação é uma atitude muito inteligente, pois dará a criança maior autonomia e segurança.

Você deve iniciar o processo criando rotinas claras e simples para dormir. Estas rotinas devem ter rituais que acontecem e se desenvolvem no quarto da criança. Exemplo: Banho. vestir pijama, deitar na cama,neste momento o pai e/ou mãe pode cobrir a criança e sentar ou deitar ao lado para contar uma história, fazer Papai do Céu, dar beijos e abracinhos, dizer o quanto a criança é amada, apagar a luz e sair do quarto. O exemplo é para crianças menores, devendo ser adaptado  crianças maiores. Se ela ficar com mede de escuro, deixe um abajur ou outra luz fraquinha ligada.

Restringir a entrada e convivência das crianças no quarto dos pais.

Lembrando que aquele quarto é dos pais e que a criança tem o dela. Esta restrição evita que a criança flagre o casal em momentos mais íntimos.

Não minta ou ameace a criança para cumprir a nova regra. Seja verdadeiro! Transmita as novas regras de forma clara, na linguagem compatível ao entendimento da criança. Diga: Filhinha(o), a partir de hoje você vai dormir em sua cama, eu vou dormir na minha, você vai tomar seu banho, vestir o pijama, deitar...

Evite ver televisão antes de deitar, pelo menos uma hora antes, isso irá dificultar a entrada da criança no quarto e sua continuação para assistir tv e dormir. Use os momentos antes de adormecer para falarem sobre o dia do casal, para falar sobre o sentimento de vocês e o quanto é bom estarem juntos e para trocar carícias. Isso fortalecerá o compromisso, o sentimento e amor entre vocês. Dormir com a segurança de que é amado, sugere um acordar feliz. 

Uma parte importante no processo é explicar que a partir de agora há uma nova regra na casa. Dê ênfase na e na importância de descanso para toda a família. Diga que cada pessoa irá dormir em sua própria cama, pois todos precisam de espaço compatível e que todos devem estar descansados para desenvolver bem as atividades do dia seguinte.

Não vá dormir na cama de uma das crianças, cumpra o acordo de cada um dormir na sua cama.

Tenha paciência e não se desespere, seja firme e persistente. Caso tenha problemas de birra, choro, insistência para não dormir sozinho leia e aplique o que é descrito no artigo:  Dificuldades Para Colocar Seu Filho na Cama? Relaxe!!, vai ajudar bastante.

É aconselhável  que meninos e meninas tenham quarto separados para preservação da intimidade. Sei que isso não é possível em grande número de lares, se este for o caso, para maior segurança mantenha a porta do quarto misto dos filho sempre aberta. Para saber mais leia : Filhos, Dividir ou Não o Mesmo  Quarto.

Psicóloga e Coach Celma Maciel 

© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.