- Celma Maciel
DISCIPLINA PARA CRIANÇAS MENORES DE 3 ANOS
Uma atenciosa mamãe me perguntou sobre a Cadeira do Pensamento, como castigo, da forma em que coloquei no artigo "Como Ter filhos Obedientes Com Alegria e Muito Amor"
É adequada para crianças menores de 2 anos?
A resposta é "Não", é negativa pois nesta fase a criança ainda não tem pensamento abstrato e ainda está começando a perceber o outro.
A cadeirinha do pensamento poderá ser utilizada a partir de 3 anos, por 1 minuto, aumentando 1 minuto por ano ( 4 anos – 2 minutos, 5 anos – 3 minutos).
A forma de disciplinar seu filho deve ser diferente a cada estágio da vida. A forma como se pune uma criança de sete anos não pode ser usada com crianças de 2 anos ou menores que esta idade.
Aos 18 meses, os bebês começam a atender aos pedidos dos pais, solicitações como pedir para a criança abrir a boquinha, eles abrem, quando pedirem parar de bater no amiguinho, param de bater, sentar para comer, dar a mão para andar, etc.
A partir de um ano e meio eles já estão maduros o suficiente para receber as orientações básicas de disciplina.
Ter disciplina nessa etapa é fundamental para seu futuro, pois nesta idade forma-se a base da educação da criança, e o que eles aprendem nesta fase, levarão para toda a vida.
Lembre-se que seu papel como pai ou mãe é de orientar o melhor caminho para que ele siga.
Mas, como fazer isso?
Quando seu filho fizer algo que não deve ser feito, diga a ele de forma simples, clara, bondosa e firme o que não deve ser feito.
Lembrando que o tom de voz deve ser baixo e audível. Fale exatamente o que você quer que seja feito.
Não precisa gritar ou falar de forma brava, pois assim você está duvidando da inteligência e capacidade do seu filho de compreensão e até de audição.
Com gritos a criança aprende também a gritar, pois ela aprende por imitação e poderá aprender que só deverá atender o seu pedido depois dos gritos.
É interessante associar o gestual não, dedo e cabeça movimentando à direita e esquerda.
Uma outa atitude válida é tirar a criança do local, caso ela não obedeça ou se o local ofereça perigo.
Pois quando você não puder falar, com o gesto ele já saberá o que os pais solicitam.
Oriento aos pais que para qualquer idade não usem sermões ao falarem com seus filhos, fale de forma breve e fixe o que foi dito pela repetição no momento necessário, também se deve repetir sem necessidade.
O momento necessário, o certo para ensinar, é o que a criança precisa ser disciplinada, quando ela faz algo que não deveria ser feito.
Para os pais que preferem evitar o uso da palavra "Não", use expressões como:
Filho, isso pode te machucar
Isso pode ser perigoso
Tire a mão deste vaso
Em todas as idades a criança deve aprender e reconhecer que os pais são as autoridades do lar e que são os pais que direcionam e não as crianças.