Mesmo na Psicoterapia Comportamental Cognitiva e do Esquema que são consideradas mais rápidas não podemos prever o número de sessões, já que cada pessoa é única com particularidades em sua história de vida que influenciam em suas características de personalidade, assim em suas crenças e maneira de interpretar a vida, a si mesmo, as pessoas, o futuro.
Isso impacta na forma em que cada pessoa lida (enxerga, enfrenta e reage) com os acontecimentos e com os problemas.
O tempo de existência do desconforto influencia, pois, geralmente, a pessoa adota maneiras disfuncionais* para conviver com suas dores. Isso precisa ser desconstruído.
Muitas vezes o paciente traz um problema atual, como do trabalho ou relacionamento, mas quando analisado a dificuldade é um padrão de pensamento, sentimento ou comportamento, que vem sendo repetido desde a infância ou adolescência.
Algumas pessoas "escondem" o problema para não ter contato com as emoções que isso provoca e esta dificuldade de acesso, faz com que o psicólogo tenha que adotar ferramentas que podem ser demoradas para acessar, analisar, mostrar para o paciente e tratar o conteúdo.
Influenciam também a disponibilidade de tempo o envolvimento nos exercícios e na terapia.
*Disfuncionais – que não contribui para a saúde psicológica, qualidade de vida e sucesso da pessoa.
Comentarios