Sinta- se leve,

15 dicas para Soltar o peso do passado na sua vida.

PARTE 1I

 

Você pode se ajudar ou ajudar pessoas que passam por situações semelhantes às citadas acima, veja como:

  1. Perceba-se como ser humano que pode errar e acertar, que possui boas caraterísticas e ruins também. Perceba que não ser perfeita não te faz pior ou melhor que ninguém. Todo mundo tem defeitos e qualidades exalte suas qualidades e trabalhe seus defeitos.

  2. Não seja tão crítico com suas falhas, crítica pode ajudar, porém em excesso não é saudável.

  3. Lembre-se que ter algumas características negativas, não é motivo para as pessoas te rejeitarem, humilharem ou criticarem. 

  4. Quando você dirige a atenção para uma coisa, seja o que for ela se destaca, e mesmo que as outras pessoas não estejam percebendo, você mostra. Então, selecione suas boas características para pensar e ressaltar, as outras pessoas também verão.

  5. Perceba se você é realmente o que as outras pessoas dizem que você é ou se você está sendo alguém que foi construído através das críticas dos outros. Delete tudo o que disseram ou dizem sobre você e tente ver o que real a partir do que você é e faz.

  6. Aceite-se com seus defeitos, perceba como você os exagera e aumenta seus defeitos e como diminui suas qualidades.

  7. Aceite-se com sua história, sua origem e tudo o que você é e faz, você é um exemplar único e exclusivo, dê o valor adequado a esta preciosidade, não deixe que a depreciem.

  8. Não se compare! Nem se você tiver uma irmã gêmea.

  9. Assuma o controle da sua vida, tome a direção, seja responsável pelas suas escolhas, não tenha medo da mudança.

  10. Estabeleça objetivos alcançáveis e trabalhe por eles. Se presenteie a cada conquista!

  11. Tenha autocontrole e disciplina equilibrada para alcançar seus objetivos e coloque limites pessoais concretos em relação as outras pessoas.

  12. Expresse seu amor por você, se perdoe, se aceite, se respeite.

  13. Não tenha medo de dizer não, você pode e deve não aceitar fazer coisas que não quer, ou que te façam coisas que você não aceita. Dizer não para a crítica, para abuso, para relacionamentos destrutivos, para atividades que você não quer ou não pode fazer.

  14. Faça um propósito de cada dia pensar e lembrar o máximo que puder de uma qualidade sua, vá escrevendo uma lista e a veja crescendo todos os dias, será lindo ver!

  15. Questione-se sobre quais as suas necessidades não foram atendidas, isso irá ajudá-la a entender suas “carências” e a perceber que a culpa por não estarem satisfeitas não é dos outros. Assim, não se deve procurar solução nos outros, mas sim em si mesmo.

Coloque estas 15 dicas em prática, elas ajudarão bastante na sua auto percepção e poderá ajudar você a mudar a forma como você se trata se demonstra amor por você. Nunca esqueça de se dedicar um tempinho por dia, será um grande investimento no seu crescimento pessoal.

Caso não consiga fazer algo por você, mesmo depois de muitas tentativas, procure um psicólogo! A melhor maneira de se ajudar é a psicoterapia, na Terapia Comportamental Cognitiva existem técnicas para trabalhar com esquemas cognitivos muito eficazes para casos como esses que possuem “raízes” bem profundas, geralmente na infância ou adolescência.

Agende sua consulta com a Psicóloga e Coach Celma Maciel 

Contatos:

Celular e Whatsapp: (11) 9731-09109

E-mail: psicologa@celmamaciel.com

© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.