Bullying é uma situação de intimidação a uma, várias pessoas ou grupos.
Este tipo de situação pode envolver agressões físicas, verbais ou psicológicas.
Podem apresentar em forma de humilhações, difamações, racismos, acusações.
Para ser considerado Bulliyng, a agressão deve ter algumas características como:
Intencionalidade: o agressor tem como objetivo incomodar o agredido.
Repetição: a agressão se repete.
Publicidade: as agressões acontecerão na presença de outras pessoas que agem como cúmplices, não se opondo a situação ou denunciando.
Não reatividade: o adolescente ou criança não reage diante da agressão.
O que os pais podem fazer?
Acho que uma das piores preocupações temos é de descobrirmos que nossos filhos estão sendo intimidados, com críticas ou comentários maldosos.
A preocupação é pior se a crítica for por alguma característica física ou comportamento deles.
Sabemos que é quase inevitável viver em sociedade sem ser criticado ou "zoado" como se diz em linguagem mais jovem.
Para algumas críticas precisamos preparar a autoestima nossos filhos para lidar com elas, mas se ele está sofrendo com intimidações que caracterizam bullying, é melhor ficar em alerta.
Você não quer ver seu filho desanimado, então você deverá conhecer a situação para ajudá-lo a resolver.
Se você tem um bom relacionamento com seu filho será mais fácil de perceber, de colher informações e de orientá-lo, dando-lhe segurança.
Quem é alvo de bullying?
A criança ou adolescente que é alvo do bullying, pode apresentar algumas características físicas e psicológicas peculiares que chamam a atenção dos agressores:
Os solitários: algumas pessoas tem dificuldade de interação social e se sentem mais confortáveis sozinhos. Assim, por não terem ninguém para apoiá-los ou defende-los, se tornam presas fáceis dos agressores.
Os diferentes: qualquer diferença física, psicológica, comportamental pode ser geradora de crítica, intimidação e agressão.
As pessoas com baixa autoestima, autoconceito e baixa autoconfiança: o agressor percebe estas características e ataca, pois, pessoas assim terão menor possibilidade de reagir a agressão.
Lembro que não são apenas características ruins e negativas que são alvo de Bullying, os que conseguem notas mais altas, melhor desempenho, que possuem inteligencia superior, bens materiais acima do que possui a maioria, beleza ou traços físicos belos Também podem ser alvo se estiverem associados à baixa autoestima.
Para ajudar seu filho a primeira coisa a avaliar é se a vida dele mudou nos últimos dias. Se houve alguma diferença em seus hábitos, humor e comportamentos.
Observe se:
Seu filho está relutante para ir à escola?
Se ele está trazendo de volta o lanche que leva, se não está comendo durante o período que está na escola?
Ele está "perdendo" lápis, canetas, borrachas e materiais escolares. Observe principalmente os objetos mais caros, diferente ou raros ou lanche, dinheiro, etc.
Como estão as notas do seu filho? As notas estão caindo, estão menores que antes.
A relação dele com os amigos mais íntimos está diferente ou ele parou de visitá-los?
Ele se encontra irritado, brigando com os irmão e sendo agressivo com você?
Está com dificuldade para dormir ou para iniciar o sono?
Seu filho está constantemente doente, com sintomas leves, mas suficientes para impedi-lo de ir à escola?
Apresenta desânimo, tristeza ou raiva depois de usar o computador, redes sociais e internet ou depois de consultar o celular?
Veja o Vídeo de Cassandra Bankson, uma moça de 18 anos que depois de sofrer por longos e terríveis anos por Bullying na escola, consegue dar a volta por cima.
Comments