• Celma Maciel

EXISTE TRATAMENTO PARA TIMIDEZ OU TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL?

Para que a pessoa possa ser ajudada primeiramente ela deve reconhecer os transtornos produzidos por seu quadro de timidez e que precisa de ajuda profissional para melhorar os sintomas.


Existem muitas formas de aprender lidar e controlar os comportamentos e sentimentos que o fazem sofrer. 


O tratamento com Terapia Comportamental Cognitiva é bastante indicado, pois oferece resultados mais rápidos e eficientes.


No início do tratamento é feito um estudo da História Vida, com participação ativa do paciente e/ou do responsável, em caso de criança, para conhecer situações importantes relevantes que influenciam na forma de vida atual.


Também é feita uma pesquisa para identificar quais as situações estimulam a apresentação dos comportamentos que causam desconforto e sofrimento, depois serão usadas técnicas de enfrentamento de situações evitadas para que a pessoa passe por elas de uma forma mais relaxada, com controle de suas reações.


Faz parte do tratamento a reestruturação de pensamentos, reações corporais e ansiedade e técnicas para desenvolvimento de habilidades sociais.


Este tratamento vai além do consultório, pois o cliente leva "Tarefas de Casa" para serem praticadas no intervalo entre as sessões, tornando-o mais eficiente e focado nos resultados.


O cliente conquista gradativamente sua liberdade vai aos poucos reestruturando suas autoestima, autoconceito, até conseguir relacionar-se de forma mais satisfatório, lidando de forma diferente com os sintomas físicos e comportamentais que apresentava.


Porém, passar pelo tratamento não significa que a pessoa vai se tornar extrovertida, comunicativa e a mais popular da escola ou do trabalho.


Como a timidez é um traço da personalidade, a pessoa provavelmente continuará a ser tímida, mas não irá sofrer com isso, pois estará no controle da situação.


O psicólogo consegue dialogar com a pessoa conseguindo dela informações necessárias para o bom andamento da sessão, mas para isso é importante que o cliente esteja disposto a colaborar e fazer sua parte para o sucesso do processo terapêutico.


Além da Psicoterapia individual o cliente irá beneficiar-se juntamente desenvolver atividades como frequentar grupo de apoio a pessoas tímidas ou terapia de grupo, teatro, danças artes marciais, atividades que necessitem de outra(s) pessoas para serem desenvolvidas.

1 visualização
© 2019 · Celma Maciel. Todos os direitos reservados. Termos de uso e Privacidade.